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Armazenagem de materiais hospitalares: como escolher o parceiro ideal para a sua empresa?
Armazenagem de materiais hospitalares: como escolher o parceiro ideal para a sua empresa?

Armazenagem de materiais hospitalares é uma das maiores preocupações do setor.

Afinal, todo produto médico contém uma série de normas e cuidados e a armazenagem de materiais hospitalares deve ser feita de forma responsável, a fim de evitar a falta ou até mesmo o desperdício de medicamentos e produtos hospitalares.  Por este motivo, na hora de terceirizar o gerenciamento de materiais hospitalares, é importante que você pense em um parceiro logístico que tenha expertise no assunto, atenda a todas as regulamentações e garanta um atendimento preciso para o seu consumidor final: o paciente.

Pensando nisso, a RV Ímola separou os principais itens que você precisa se atentar na hora da contratação. Fique atento a estas dicas:

Serviços personalizados

As demandas mudam a todo o momento. Um mesmo setor, por exemplo, pode ocupar duas empresas com propostas diferentes e é preciso se moldar constantemente para permanecer no mercado. Sendo assim, ao escolher o parceiro logístico, priorize aquele capaz de se modelar às transformações que o mercado exige. Isso fará toda diferença!

Bom portfólio

Ao terceirizar a logística da sua empresa, é importante levar em consideração que a tomada de decisão irá refletir no relacionamento com os seus clientes. Por este motivo, o parceiro logístico precisa ser de muita confiança. É importante se atentar ao tempo de atuação e a confiança que a empresa contratada alcançou no mercado. Buscar referências, cases de sucesso, certificações e  premiações em sua área de atuação, são diferenciais competitivos que ajudam na escolha do parceiro.

Infraestrutura

A estrutura adequada é extremamente relevante para garantir o sucesso de toda e qualquer parceria logística. É importante checar se a empresa oferece espaço apropriado para atendimento da demanda, frota de caminhões, quantidade de profissionais envolvidos, número de galpões, licenças adequadas (ANVISA, Polícia Civil, AVCB) e condições necessárias para o processo de armazenagem, como por exemplo, cadeia friaantecâmara climatizadaarmazém climatizado, controle de temperatura, luminosidade, tempo de despacho, etc. Essas medidas são importantes para não afetarem a qualidade do produto e garantirem um bom atendimento aos seus pacientes.

Soluções tecnológicas

Há demandas que não podem aguardar por muito tempo para serem armazenadas. Outras, que necessitam de controle de inspeção precisos. Sendo assim, é muito importante que a empresa terceirizada disponibilize recursos tecnológicos de ponta, com capacidade de transmitir informações rápidas e eficientes, bem como um sistema de armazenagem voltado para a área da saúde. Informações confiáveis e atualizadas (dados) levam a decisões estratégicas mais assertivas, além de garantirem a segurança do paciente através da efetiva rastreabilidade dos produtos.

Custo-benefício

O valor de investimento não pode ser considerado preponderante para a tomada de decisão, mas é claro que interfere. Isso também não quer dizer que compras e distribuição de produtos precisem onerar na folha de despesas. Uma empresa especialista em armazenagem de produtos hospitalares pode ajudar na redução desses custos, até porque sua empresa evitará encargos trabalhistas com a contratação de funcionários, além da redução de estoque, com compras bem planejadas, diminuição de desperdícios e do custo de armazenagem interna (área liberada para aumento do faturamento).

Melhoria contínua

É importante que o parceiro esteja focado em valores que realmente possam fazer a diferença, agregando mais credibilidade e confiança. O gerenciamento de materiais hospitalares, quando entregue a um parceiro confiável, permite que você foque no que realmente interessa: seu core-business.

Em suma, escolha uma empresa que garanta gestão de recursos com agilidade, segurança e otimização dos processos. A RV Ímola, empresa especializada em armazenagem hospitalar e armazenagem farmacêutica, oferece as melhores soluções para o seu negócio. Nossos principais diferenciais são: capacidade e agilidade de atendimento; flexibilidade de adaptação às particularidades da empresa; estrutura física e capacidade técnica de nossos profissionais, além de comunicação extremamente eficiente e preço competitivo de mercado. Para saber mais, entre em contato com a gente!

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Remédios chegam a hospitais, mas caminhões são atacados na Dutra
Remédios chegam a hospitais, mas caminhões são atacados na Dutra

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Em entrevista à Folha de S.Paulo, Roberto Vilela, relata as dificuldades da RV Ímola para transportar medicamentos pelas rodovias do país.

 

Na noite de ontem, um caminhão que vinha do Rio para São Paulo foi apedrejado e teve seus vidros quebrados mesmo sendo escoltado pela Polícia Rodoviária Federal. O trajeto feito pela RV Ímola, pelos menos, duas vezes por dia não oferece mais segurança para que os motoristas, caminhões e carga cheguem ao destino final sem correr riscos.

 

Leia a matéria completa: https://folha.com/q5gwcaiv

Sindusfarma 2018: RV Ímola eleita como melhor empresa em soluções para Cadeia Fria.
Sindusfarma 2018: RV Ímola eleita como melhor empresa em soluções para Cadeia Fria.

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A RV Ímola foi eleita a melhor empresa na categoria Soluções para Cadeia Fria e recebeu menção honrosa em Armazenagem pelo Prêmio Sindusfarma de Qualidade 2018 que aconteceu em São Paulo.

 

Nossa Diretora de Qualidade, Adriana Oliveira, recebeu o prêmio e parabenizou toda a empresa que se dedica intensamente e a cada dia para levar saúde pelo Brasil.

 


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RV Ímola é premiada pela operação Hypera Pharma
RV Ímola é premiada pela operação Hypera Pharma

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Com a participação dos principais Operadores Logísticos do país, o Programa Fox, da Hypera Pharma, maior farmacêutica do país, em termos de receita líquida, premiou os melhores transportadores que atuam nesse segmento.

 

A RV Ímola recebeu a categoria Bronze e se destacou dentre os principais operadores que atuam em parceria com a Hypera Pharma.

 

A premiação ocorre anualmente e avalia critérios como cumprimento do SLA (Service Level Agreement) e qualidade dos serviços. Os itens avaliados foram: processo de transporte, coleta de produtos, efetividade de distribuição, pontualidade na informação e logística reversa.

 

Nosso gerente comercial Antonio Marim recebeu o prêmio em nome da empresa.

 


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Terceirização e Otimização de Resultados
Terceirização e Otimização de Resultados

Terceirização

Para que uma empresa realize suas atividades com excelência e alcance bons resultados é preciso que sua operação seja executada de forma correta. Muitas vezes, uma boa opção é terceirizar o seu serviço a uma empresa que tenha capacidade de exercer essa função. Esse momento é crucial e a principal duvida é: O que esta empresa tem que me oferecer?

 

Esse foi um dos questionamentos que a SalomãoZoppi Diagnósticos identificou quando optou por terceirizar a sua operação logística. A empresa precisava de um operador que estivesse preparado para atender suas necessidades, assegurando que seus produtos, tanto os que precisavam ser armazenados quanto os transportados, estivessem em “boas mãos”.

 

De acordo com a SalomãoZoppi, dois fatores receberam atenção especial para a escolha. O primeiro era certificar-se que a contratada tivesse capacidade suficiente para lidar com demandas complexas. O segundo, ter a certeza que a empresa tivesse profundo conhecimento de sua área de atuação, que fosse capaz de apresentar soluções para os mais variados processos, recorrentes no dia a dia.

 

Com a certeza de que a nossa empresa era a mais capacitada, em 2016, após uma concorrência acirrada, fomos eleita.

A nossa proposta foi baseada em oferecer ao SalomãoZoppi um alto nível de profissionalização, com mais robustez para suportar a operação, além de uma estrutura adequada para fazer o armazenamento dos itens.

– Thiago Amaral, nosso ex vice-presidente

 

Para receber a empresa, disponibilizamos cerca de 600 posições-paletes dentro do nosso centro de distribuição. Destinamos 12 profissionais para atender o cliente. Atualmente, operamos 100% dos materiais comprados, como papel, materiais de escritório utilizados no dia a dia, tubos para colhimentos de sangue, filmes para raio-x, agulhas, ampolas, luvas.

 

Transportamos também materiais de marketing, que distribuímos nas unidades quando é realizada alguma campanha, entre os itens estão totens e banners. Além do transporte, armazenamos os medicamentos que exigem temperatura especial.

 

Estávamos crescendo e identificamos a necessidade de armazenar uma quantidade cada vez maior de medicamentos. Esses que necessitavam condições ideais para garantir a sua eficácia. Para operar isso internamente teríamos que investir em mais câmaras frias, contratação de pessoas, o que levaria tempo e um custo alto. Assim, decidimos pela RV Ímola que já tinha tudo isso.

– Filipe Dal Molin, superintendente de Suplly Chain da SalomãoZoppi

 

Para abastecer as 11 filiais, realizamos cerca de duas viagens semanais. Nossa dinâmica funciona, basicamente, da seguinte maneira: o departamento de compra da empresa realiza o pedido diretamente aos fornecedores e agenda a entrega no nosso centro de distribuição. Nesse momento, realizamos a conferencia e separação. As cargas recebem lacre e iniciamos o processo de entrega.

 

Dal Molin garante que praticamente não ocorrem problemas. “Tudo é feito com muito profissionalismo e competência. A empresa possui todo um Know-how e muita disciplina nesse tipo de operação”.

 

Thiago Amaral acredita que terceirizar seja uma iniciativa cada vez mais recorrente nas empresas. “Percebemos que as empresas estão descobrindo cada vez mais as vantagens de terceirizar sua logística com operadores especializados. Com isso, os empresários conseguem reduzir custos e focar no seu core bussines”, conclui.

 


 

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Novos compartimentos para transporte de medicamentos via aéreo
Novos compartimentos para transporte de medicamentos via aéreo

Modal Aéreo

 

Para oferecer ainda mais segurança às cargas de medicamentos que transportamos, acabamos de implantar uso de caixas pallets que irão garantir a integridade do produto ao serem transportadas pelo modal aéreo, em voos com a parceira LATAM.

 

A caixa pallet é feita de polipropileno, um material que é 100% atóxico e reciclável, além de ser flexível, leve e desmontável. O recipiente evitará avarias ao medicamento e danos na embalagem, pois é resistente a água, umidade, a altas e baixas temperaturas, além de funcionar como isolante térmico.

 

 

O novo formato é uma alternativa para realizar o serviço visando sempre manter a eficácia do medicamento para que o consumidor final seja beneficiado, sem prejuízos ao seu tratamento.

Joel Souza – Diretor de Operações

Modal Aéreo

A iniciativa vai de encontro a nossa missão: prover soluções customizadas e integradas para o segmento de saúde e bem-estar. Oferecemos um sistema eficiente de transporte para medicamentos, produtos da linha farmacêutica e correlatos. Traçamos a melhor rota, seja via aéreo ou terrestre, utilizando a tecnologia sempre em prol do melhor resultado. Seguimos todas as exigências legais da ANVISA.


Leia também sobre as Vantagens do Trasporte Aéreo na Logística Farmacêutica

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Gestão de Medicamentos: Pequenas Atitudes, Grandes Economias
Gestão de Medicamentos: Pequenas Atitudes, Grandes Economias

Gestão de Medicamentos

 

Toda empresa que visa crescimento sustentável necessita realizar uma gestão eficaz. Não existe ideia genial que resista a uma má execução. Um pequeno problema, que mal gerenciado, pode causar sérios danos no desenvolvimento da empresa.

 

Na área da saúde os prejuízos podem ser ainda mais agressivos. A falta de estratégia na compra de medicamentos afeta não só a empresa, mas também a sociedade que pode ser privada de receber o remédio que utiliza.

 

Veja pequenas atitudes que geram grandes economias na gestão de medicamentos:

 

Redução de custos:

Você pode contornar esse problema flexibilizando seu estoque, comprando insumos de acordo com a demanda, evitando que grandes quantidades sejam compradas sem necessidade e gerem gastos extras. Investir em sistemas computadorizados de gerenciamento é uma boa alternativa para realizar o controle.

 

Rastreabilidade

O rastreamento permite que o gestor saiba onde estão determinados produtos e até mesmo a localização do veículo que esta transportando o medicamento. Com informações precisas é possível tomar decisões e planejar rotas mais eficientes, visando diminuir o tempo de locomoção, redução do custo de combustível. Além disso, o rastreamento proporciona mais segurança.

 

Eliminação de falta de insumos

Tudo aquilo que deixamos para comprar na última hora, geralmente acaba saindo mais caro. Por isso é preciso estar atento as compras dos insumos e medicamentos. Fazer o cálculo errado e precisar comprar de última hora poderá prejudicar o fluxo financeiro da empresa. Se a ação é recorrente, o prejuízo é certo.

 

Eliminação de perdas por validade

Ter que descartar um produto por conta da data de validade é um erro gravíssimo. O controle pode ser feito de forma simples, por meio de planilhas, ou até mesmo utilizando software avançados.

 


 

Para você que busca terceirizar ou até mesmo aprimorar o seu serviço de gestão de medicamentos eficaz, é importante saber que essa é a nossa missão: “Contribuir para o desenvolvimento do sistema de saúde por meio da entrega de soluções logísticas para os nossos clientes, trazendo benefícios para a sociedade”.

 

Somos um dos principais operadores logísticos para a saúde do país. Com a experiência de nosso trabalho identificamos que não bastava apenas fazer a operação logística de transporte, precisávamos ir além. E sabíamos como fazer! Seguimos e atualmente desenvolvemos a gestão logística dentro de diversos hospitais, em diversas regiões do Brasil, nosso serviço visa atividades de planejamento de compras, recebimento, armazenagem, unitarização, separação e abastecimento de todos os pontos de consumo dentro do hospital.

 

Possuímos uma composição única com excelentes soluções em diferentes segmentos da cadeia logística. Além disso, um time de profissionais capacitados para oferecer melhorias contínuas e redução de custos aos nossos clientes.

 


 

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Você conhece a ABOL?
Você conhece a ABOL?

Abol

 

Somos um dos maiores operadores logísticos para medicamentos e também a única empresa brasileira a oferecer soluções integradas para toda a cadeia de saúde.

 

Para continuar a oferecer soluções inteligentes para nossos clientes, sentíamos a necessidade de estar ainda mais conectados com as grandes empresas nacionais e estrangeiras do ramo.

 

Queríamos aprender, oferecer nossas experiências e contribuir para o fortalecimento do setor logístico. Assim, em 2016 passamos a integrar a ABOL (Associação Brasileira de Produtos Logísticos).

 

Trata-se da única representante do segmento no país, e sua importância é reconhecida pelas empresas de logística.

 

A ABOL tem como objetivo manter as empresas associadas munidas de informações sobre o setor e realizar projetos que tenham como meta as boas práticas, a excelência e a inovação tecnológica.

 

Nosso foco está no reconhecimento e na representação do setor, na busca pelo marco regulatório e no desenvolvimento de ações que visem a autorregulação. É importante destacar ainda a importância da sinergia e da troca de experiências entre as empresas associadas, o que permite o crescimento de todos.

– Carlos Cesar Meirelles Vieira Filho (Presidente da ABOL)

Identificamos mais vantagens de nos associar à ABOL devido aos benefícios que se estendem aos colaboradores. A associação oferece treinamentos e cursos.

 

Estar na ABOL vai ao encontro da nossa missão: contribuir para o desenvolvimento do sistema de saúde por meio da entrega de soluções logísticas para os nossos clientes e beneficiar a sociedade.

– Thiago Amaral, nosso vice-presidente comercial

A ABOL foi fundada em 2012 e, atualmente, reúne 28 empresas. Sua atuação é voltada ao crescimento do setor. Hoje, os associados representam cerca de 20% do grupo dos maiores operadores logísticos do país e empregam mais de 60 mil pessoas diretamente, operando em todos os setores da economia e prestando todo tipo de serviços logísticos em todos os estados da federação.


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Automedicação: veja os principais riscos para a saúde
Automedicação: veja os principais riscos para a saúde

Automedicação

 

Quando bate aquela dorzinha de cabeça logo tiramos da bolsa um remédio para aliviar o mal estar. Tudo isso é comum e parece simples, mas talvez você não perceba o risco que sua saúde pode sofrer com a automedicação.

O uso de medicamento sem prescrição médica pode causar diversas problemas, como intoxicação, reações alérgicas e até mesmo a morte. Além disso, se medicar diante de um sintoma que parece comum pode mascarar os até mesmo uma doença grave.

É importante também ter atenção com a combinação de medicamentos. Alguns remédios podem anular o efeito de outros e assim não realizando o tratamento adequado.

Outro ponto a ser avaliado é o cuidado que deve ser tomado quando os medicamentos que estão em uso são antibióticos. Tomar este remédio indiscriminado pode resultar na resistência a antibióticos, tornando o problema de saúde cada vez mais difícil de ser solucionado.

Vale ressaltar sobre a importância do armazenamento que quando inadequado, exposto a temperaturas elevadas ou a umidade, pode fazer com que o medicamento perca a sua eficiência ou até mesmo alterando as suas propriedades.

Logística Reversa – Entenda os Benefícios
Logística Reversa – Entenda os Benefícios

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Logística reversa é um conjunto de ações que beneficiam o desenvolvimento econômico e social, por meio de coleta de resíduos e o direcionamento para o reaproveitamento ou descarte em ambiente adequado.

Os benefícios são diversos para o meio ambiente, principalmente quando os resíduos coletados são de insumos para medicamentos. A logística reversa previne o descarte errado e evita, por exemplo, a contaminação do solo, a poluição da água, entre outros impactos ambientais.

A ação também viabiliza a economia nos processos produtivos, já que boa parte dos resíduos retorna à cadeia produtiva, diminuindo a necessidade de compra de mais matérias-primas.

As empresas que realizam a logística reversa utilizam tecnologia para realizar o processo de forma segura, seguindo as normas legais. Além de contar com profissionais capacitados para gerenciar todo o processo.

A implantação deste serviço e a conscientização da sociedade são práticas altamente importantes para reduzir impactos negativos, melhorando a qualidade de vida de todo a humanidade.

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