Logística Hospitalar: saiba o que é e como funciona - RV ÍMOLA

Blog

Logística Hospitalar: saiba o que é e como funciona

RV Ímola 27/11/2018
188 Comentários

Logística hospitalar possibilita o gerenciamento de todo o fluxo dos recursos materiais da sua empresa com o melhor custo-benefício.

O hospital promove uma melhor movimentação (entrada e saída) de materiais, melhora os recursos financeiros e administra o uso destes, de forma mais assertiva, entre as equipes. Mesmo com tantos benefícios, há ainda muitas dúvidas sobre a importância dos serviços da logística hospitalar. Por esse motivo, procuramos elencar aqui as principais objeções sobre o assunto, a fim de que se compreenda a importância de se contratar uma empresa de logística hospitalar.

Logística e gestão hospitalar: o que é?

De forma resumida, a logística hospitalar garante, através de procedimentos estratégicos para a gestão e armazenagem de medicamentos, mais segurança para os funcionários e clientes do hospital, já que o sistema de logística tem por base princípios científicos, legais e técnicos. Em outras palavras, a logística hospitalar é uma prestação de serviços essencial para a redução de custos e a otimização da produção da organização.

Principais vantagens de fazer uma gestão de suprimentos e logística hospitalar

Evitar os desperdícios no transporte de medicamentos, certamente é uma das principais vantagens de fazer a logística e gestão hospitalar. Contudo, temos ainda outras questões consideráveis:

Transporte de medicamentos refrigerados – Assegura controle maior, em relação ao vencimento do produto e mantém melhor controle aos extravios de insumos;

Sistemas de distribuição de medicamentos eficiente – Todos os medicamentos são distribuídos de forma estratégica;

Gerenciamento de Risco – A logística integrada permite que riscos sejam gerenciados sem promover crise no ambiente hospitalar;

Logística de Farmácia – Há um controle de entrada e saída de medicamentos, feito por lote, data de validade e outros dados relevantes.

Por que terceirizar a gestão logística?

Conforme observado, para garantia e eficácia, uma empresa de logística hospitalar pode ajudar bastante na redução dos desperdícios e custos do hospital ou clínica. As principais iniciativas que auxiliam em uma logística hospitalar e controle de estoque mais eficiente são:

  • empresas de armazenagem de medicamentos e logística hospitalar controlam a quantidade certa de pedidos, por meio da automatização de todo o armazenamento, evitando que medicamentos percam a sua validade ou que faltem insumos porque o estoque não foi o suficiente para o período.
  • As empresas de transporte de medicamentos passam a fazer o rastreio de todo material hospitalar, evitando, assim, desperdícios e gastos desnecessários;
  • A logística reversa também é feita pensando no descarte dos insumos. Todo o lixo hospitalar é destinado de forma adequada, sem risco de contaminação de águas e solos;
  • Além disso todos os resultados são mensurados, de forma que a logística seja constantemente atualizada.

Agora que você já entendeu mais sobre a tecnologia em gestão hospitalar e a importância de uma consultoria em logística, chegou o momento de aplicar as técnicas na sua empresa.

A RV Ímola é uma empresa de logística em São Paulo, especializada em transporte de medicamentos controlados e distribuição farmacêutica. Contamos com transporte refrigerado, armazenagem e logística e uma equipe especializada, que cuida de todos os processos de maneira bastante otimizada. Para saber mais, entre em contato conosco.

Clique aqui e curta nossa página no Facebook.

Para mais notícias, clique aqui.

Voltar