Práticas sustentáveis para a logística - RV ÍMOLA

Blog

Práticas sustentáveis para a logística

RV Ímola 13/07/2017
227 Comentários

Blog sustentabilidade_Blog

 

A logística vem evoluindo nos últimos anos no Brasil e, neste contexto, a adoção de medidas sustentáveis tem entrado na agenda de grandes operadores do setor. Com o objetivo de estimular a pulverização de práticas que contribuam para a sustentabilidade do meio ambiente e, simultaneamente, proporcionem mais eficácia à atividade, foi lançado recentemente o “Guia de Referência em Sustentabilidade: Boas Práticas para o Transporte de Carga”.

 

Produzida pelo Programa de Logística Verde Brasil (PLVB), uma iniciativa que reúne empresas e especialistas do Laboratório de Transportes de Cargas (LTC), da COPPE/UFRJ, a publicação reúne 22 iniciativas aplicadas no setor logístico. Entre elas, a implantação de centros de consolidação de carga em áreas urbanas e de equipamentos para redução de consumo de combustível fóssil, a redução da velocidade de deslocamento e treinamento de motoristas.

 

Coordenador do PLVB, o professor Márcio D’Agosto destaca que o Guia é uma ótima oportunidade para melhorar o desempenho ambiental do país. “Um exemplo é o treinamento de motoristas, que tem o potencial de reduzir os custos operacionais por meio da redução do consumo de energia e acarretar na redução de emissão de gases de efeito estufa, em particular o dióxido de carbono. Dependendo das condições de aplicação, é possível obter uma redução média de consumo de combustível de até 7%”, explica.

 

As práticas presentes no Guia propõe beneficiar as empresas em diversos pontos, como reduzir custos operacionais, de consumo de energia e de recursos naturais, acidentes e emissão de gases de efeito estufa.

 

Mais informações sobre o PLVB no site: http://www.ltc.coppe.ufrj.br/index.php/programa-de-logistica-verde-brasil-plvb-documentos

Voltar