Saúde: benefícios dos exercícios físicos | RV Ímola

Blog

Saúde: os benefícios dos exercícios físicos

RV Ímola 09/03/2017
240 Comentários

 

Como está a sua rotina de atividades físicas? Você se considera sedentário? Se a resposta for sim, cuidado! Inicie hoje mesmo o hábito do exercício e ganhe muitos benefícios com uma vida mais saudável.

 

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o sedentarismo é o quarto fator de mortalidade no mundo (cerca de 6% das mortes são atribuídas a isso), sendo, por exemplo, a principal causa de até 25% dos casos de câncer de mama e cólon, 27% de diabetes e 30% dos problemas no coração. Ao mesmo tempo, um a cada dois adultos não pratica o nível de atividade física recomendado pela mesma organização.

 

Quem se exercita tem menores chances de desenvolver doenças coronárias, hipertensão, infarto, câncer de colón e de mama e depressão. Também melhora a sua capacidade cardiorrespiratória e muscular e a saúde dos ossos.

 

A atividade física adequada é necessária em todas as idades para manter a “aptidão” fisiológica, isto é, a capacidade de realizar os esforços e os movimentos do cotidiano sem fadiga ou desconforto desproporcionais. Também contribui para a regulação do peso corporal, combate a obesidade, melhora os processos fisiológicos, como o metabolismo das gorduras e dos carboidratos.

 

Ainda de acordo com a OMS, existe uma recomendação específica sobre a prática de exercícios para cada período de vida. Adultos devem realizar 150 minutos de atividades físicas por semana. Já as crianças e jovens devem realizar 60 minutos de atividades físicas por dia. Em idosos, fazer exercícios três vezes por semana melhora o equilíbrio e evita quedas.

 

Se você é sedentário, porém, comece devagar e vá aumentando a quantidade de atividade gradualmente. Grávidas e pessoas com problemas cardíacos devem consultar um médico antes de começar a se exercitar.

 

Confira abaixo as recomendações da OMS para a prática de atividades físicas:

 

5 aos 17 anos:

  • Pelo menos 60 minutos de atividade física diária (moderada ou intensa).
  • A maior parte deve ser aeróbica. Três vezes por semana, devem ser incorporadas atividades de grande intensidade, incluindo as que fortalecem músculos e ossos.

 

Dos 18 aos 64 anos:

  • 150 minutos de atividade aeróbica moderada, ou 75 minutos de atividade aeróbica intensa, são o mais adequado.
  • A atividade aeróbica deve ser realizada em períodos de pelo menos dez minutos de duração.
  • Chegar a 300 minutos de atividade aeróbica moderada ou a 150 minutos de atividade aeróbica intensa trazem benefícios adicionais para a saúde.
  • Atividades de fortalecimento muscular, envolvendo os grandes grupos musculares, devem ser feitas em dois ou mais dias da semana.

 

A partir dos 65 anos:

  • Adultos desta faixa etária com mobilidade reduzida devem realizar atividade física três ou mais dias por semana, como forma de melhorar o equilíbrio e evitar quedas.
  • Atividades de fortalecimento muscular, envolvendo os grandes grupos musculares, devem ser feitas em dois ou mais dias da semana.
  • Adultos desta faixa etária que não possam fazer a quantidade recomendada de atividade física devido a condições de saúde devem ser tão fisicamente ativos quanto suas limitações o permitirem.

Leia também: Automedicação – Cuidados Contra Gripes e Resfriados | Benefícios da Água

Voltar