Automedicação: entenda os riscos à saúde | RV Ímola

Blog

Automedicação: veja os principais riscos para a saúde

RV Ímola 31/08/2017
208 Comentários

Automedicação

 

Quando bate aquela dorzinha de cabeça logo tiramos da bolsa um remédio para aliviar o mal estar. Tudo isso é comum e parece simples, mas talvez você não perceba o risco que sua saúde pode sofrer com a automedicação.

O uso de medicamento sem prescrição médica pode causar diversas problemas, como intoxicação, reações alérgicas e até mesmo a morte. Além disso, se medicar diante de um sintoma que parece comum pode mascarar os até mesmo uma doença grave.

É importante também ter atenção com a combinação de medicamentos. Alguns remédios podem anular o efeito de outros e assim não realizando o tratamento adequado.

Outro ponto a ser avaliado é o cuidado que deve ser tomado quando os medicamentos que estão em uso são antibióticos. Tomar este remédio indiscriminado pode resultar na resistência a antibióticos, tornando o problema de saúde cada vez mais difícil de ser solucionado.

Vale ressaltar sobre a importância do armazenamento que quando inadequado, exposto a temperaturas elevadas ou a umidade, pode fazer com que o medicamento perca a sua eficiência ou até mesmo alterando as suas propriedades.

Voltar