Dores no inverno. Quais as causas? - RV ÍMOLA

Blog

Dores no inverno. Quais as causas?

RV Ímola 04/07/2017
229 Comentários

Blog kkuhuai_Blog

 

Quando a temperatura cai o nosso corpo parece ficar mais sensível e as dores aparecem com maior frequência. A relação entre uma coisa e outra não é psicológica. Ela acontece por causa da reação muscular e das articulações para proteger o organismo do frio.

 

Com o resfriamento, para controlar a temperatura corporal, os músculos se contraem com maior intensidade, que se encolhem e se movimentam menos, aumentando a sua rigidez. No entanto, como consequência, eles se tornam mais vulneráveis a inflamações.

 

Além disso, o líquido sinovial, responsável por lubrificar as articulações, fica mais espesso, o que também favorece as dores.

 

Pessoas idosas, com doenças degenerativas como artrite e artrose, problemas na coluna, fraturas e recém-operadas são as que mais sofrem com essa variação climática.

 

Combatendo as dores

 

Por isso, a melhor maneira de combater as dores do inverno é manter-se aquecido. E não é apenas com agasalhos, mas com a prática de atividades físicas que aumentem o calor do corpo. Além disso, o movimento favorece as articulações e circulação sanguínea, prevenindo as dores.

 

Para aliviar as dores, uma boa alternativa é a compressa de 20 a 30 minutos. Nas dores crônicas e sem edema, use compressas quentes. Já nas dores agudas com edema, deve-se fazer uma compressa fria ou aliar a fria e quente.

 

Se o incômodo for frequente, é hora de procurar um médico. Ele pode indicar um anti-inflamatório, um relaxante muscular e, em alguns casos, um tratamento com RPG (reeducação postural global) e fisioterapia.

 

 

Voltar