Gestão de medicamentos: por que automatizar? - RV ÍMOLA

Blog

Gestão de medicamentos: por que automatizar?

RV Ímola 14/05/2019
207 Comentários

Gestão de medicamentos traz processos mais práticos para uma empresa.

Todo medicamento e insumos destinados aos hospitais e farmácias têm controle de qualidade da fábrica. No entanto, sem uma gestão de medicamentos eficiente, ao sair do distribuidor, esses produtos podem sofrer alguns danos que comprometem a sua integridade e, por consequência, os torna ineficientes para uso comercial.

É para a efetivação desse controle que vemos a vantagem e importância da terceirização. Mas como empresas parceiras podem contribuir na sua gestão de logística hospitalar?

Economia: diante do desafio em administrar grandes volumes de medicamentos, a automação ajuda a diminuir despesas farmacêuticas com significativa redução de perdas por falhas, extravios ou validade. A substituição de procedimentos realizados manualmente por sistemas automatizados gera um impacto significante na gestão operacional.

Distribuição inteligente: Juntamente com a armazenagem dos produtos bem elaborada, a terceirizada faz a gestão de medicamentos, de forma que a distribuição ocorra de maneira assertiva. A previsibilidade é uma das grandes vantagens nesse caso. Como a empresa parceira ficará responsável por toda a gestão de medicamentos e insumos, nenhuma distribuição acontecerá de maneira aleatória ou sem necessidade.

Nesse caso, também serão utilizados sistemas de acompanhamento para que a distribuição de medicamentos e insumos não falhe. E os custos variáveis são outra grande vantagem da terceirização. A instituição paga pelo que utiliza e, consequentemente, pode programar melhor seus gastos.

Sabemos o quanto a logística de medicamentos para o setor da saúde é ampla e exige experiência. É preciso saber tomar decisões positivas e, por essa razão, contratar parceiros especializados traz muitos benefícios.

 

Gestão de Estoque: muitas instituições têm dificuldades em obter informações precisas sobre seus estoques. Com a aplicação da automação, este controle é otimizado e, dependendo do nível de automação empregado, é possível obter inventários em tempo real. A gestão de estoques neste cenário agiliza as decisões estratégicas e emergenciais dos profissionais da saúde, permitindo que a demanda seja calculada com base em históricos precisos e em caráter preventivo.

E como falamos aqui, com a gestão de medicamentos terceirizada, há a possibilidade de remanejar melhor a sua equipe para a área assistencial. Você terá uma mão de obra qualificada trabalhando em diversos setores de forma otimizada, sem sobrecarga de funções. O gerenciamento de risco, o transporte de medicamento, a elaboração de planilhas e relatórios e outras funções relevantes à gestão logística, ficam sob a responsabilidade da empresa contratada.

A RV Ímola é uma empresa de logística focada no transporte de medicamentos atenta ao gerenciamento de risco e outras soluções em logística hospitalar e farmacêutica. Podemos ser a parceira ideal para a sua instituição, trazendo sempre soluções práticas e modernas. Entre em contato e descubra mais dos nossos serviços.

Para saber mais, entre em contato conosco ou acesse nossa página no LinkedIn.

Para mais notícias, acompanhe as publicações do nosso blog!

Voltar