Gestão logística para mim é, principalmente, uma forma de contribuir para o desenvolvimento do sistema de saúde e trazer benefícios para a sociedade.

Dito isso, estou há mais de 16 anos atuando em todo o território nacional nos sistemas público, privado e terceiro setor, para tornar a RV Ímola a melhor provedora de soluções customizadas e integradas e o maior nome em logística da área da saúde no país. Ofereço toda a gestão logística, transporte e armazenagem para medicamentos, produtos farmacêuticos, insumos, correlatos, cosméticos, produtos de higiene e saneantes, assim como produtos de alto custo, como vacinas e materiais oncológicos.

gestao-logistica-roberto-vilela

Além de profissionalizar a área de transporte e logística para a saúde, introduzi na empresa a logística de medicamentos hospitalares, a fim de reduzir custos com perdas e desvios, além de outros.

Usei toda a minha experiência com transportes para fundar a RV Ímola. E foi com gestão em saúde que a empresa decolou. Prestar serviços de logística hospitalar em todas as etapas exige, além de todo regulatório, respeito às normas de segurança, bem como à manutenção de uma frota específica, além da rastreabilidade, que é nossa principal preocupação. Outro ponto é que, nos últimos 4 anos, a transformação digital na saúde tem sido amplamente debatida, tornando-se uma realidade cada vez mais necessária, independente de ser obrigatória. Encontrar soluções que reduzam os custos e melhorem a qualidade dos serviços prestados à população, seja na rede pública ou privada são inerentes à sobrevivência das instituições hospitalares. No ano passado, como falei aqui, investi em tecnologia e inovação com o equipamento da fabricante SSI Schaefer, o Logimat. Um sistema de armazenagem vertical para facilitar a acomodação e o picking, otimizando tempo, espaço e a rastreabilidade dos produtos.

A contribuição que a logística e gestão hospitalar vem oferecendo para o setor é muito grande. E tem chamado atenção, principalmente, pelos resultados que proporcionam, já que a maior dificuldade de quem gerencia este processo não está na compra dos materiais, mas no monitoramento do estoque e armazenagem correta desses medicamentos e no ressuprimento em tempo exato para evitar escassez ou grande volume de medicamentos em estoque.

Outra vantagem da terceirização da gestão logística hospitalar é o custo variável, já que se paga apenas pelo serviço que é utilizado, evitando gastos com mão de obra, seguro, manutenção, aluguéis e encargos, espaço extra, compra de equipamentos, treinamento de equipe, etc. O que garante, assim, possibilidade de crescimento mais rápido e duradouro.

Contar com um parceiro logístico de confiança é fundamental para o bom desempenho da gestão hospitalar. Atuando no ramo há tanto tempo, entendo a importância deste serviço para que meus clientes possam transformar sua infraestrutura em leitos e pronto-socorros, que é o que realmente importa para o paciente. Minha missão é continuar contribuindo, com segurança e responsabilidade, para que mais pessoas tenham acesso a um sistema de saúde de qualidade. Esta é a missão da RV Ímola. Alegria Alegria!

por Roberto Vilela

Para saber mais, entre em contato conosco.

Para mais notícias, acompanhe as publicações do nosso blog!