A higienização correta dos alimentos evita doenças | RV Ímola

Blog

Higienizar os alimentos evita doenças

RV Ímola 29/06/2017
228 Comentários

Blog kk_Blog

 

O consumo de alimentos naturais (frutas, legumes, verduras e folhas) é fundamental para a nossa saúde, pois neles estão as substâncias que o corpo necessita para funcionar bem. No entanto, esses mesmos alimentos também escondem armadilhas que podem causar diversas doenças no corpo.

 

Frutas e vegetais possuem inúmeros micro-organismos que são acumulados ao longo das muitas etapas pelas quais passa, desde o seu cultivo até chegar à mesa de casa. Quando consumidas, essas bactérias podem resultam em diversos males ao corpo, como inflamações, intoxicação alimentar e diversos outros tipos de problemas relacionados à contaminação.

 

Existem mais de 250 doenças transmitidas por alimentos. A maioria delas é causada por bactérias e suas toxinas, vírus e parasitas e pode ocorrer em qualquer época do ano. Os principais sintomas são: falta de apetite, náuseas, vômitos, diarreia, dores abdominais e febre, além da possibilidade de atingirem o fígado (hepatite A) e as terminações nervosas periféricas (botulismo). As principais vítimas das bactérias são crianças com menos de cinco anos, idosos com mais de 60 anos e mulheres grávidas.

 

A melhor forma de prevenir essas doenças é por meio da higienização. E esse cuidado não deve se limitar apenas aos alimentos, mas aplicado também no ambiente e na pessoa que os manuseia.

 

Confira algumas dicas para manter seus alimentos limpos e saudáveis. E bom apetite!

 

Água Sanitária

A solução clorada ou de hipoclorito de sódio é eficaz na eliminação de larvas e bactérias. Para fazer a mistura basta adicionar uma colher de sopa de água sanitária para um litro de água corrente. Deixe os alimentos de molho por 15 minutos de molho. Depois, lave em água corrente.

 

Vinagre

O vinagre também funciona para evitar a contaminação com bactérias. Adicione duas colheres do ingrediente em 1 litro de água e banhe os alimentos na mistura por 15 minutos. Por fim, lave bem os alimentos em água corrente.

 

Hidrosteril

Vendido em supermercados, farmácias e até feiras livres, é um preparado com hipoclorito de sódio e permanganato de potássio estabilizados que ajuda a higienizar os alimentos, eliminando larvas e bactérias. Recomenda-se colocar duas gotas do produto em meio litro de água e banhar os alimentos na solução por 15 minutos. Em seguida, é preciso lavar os alimentos em água corrente.

 

Mãos

As mãos são um dos principais focos de contaminação quando pouco higienizadas. Por isso, devemos sempre lavá-las muito bem antes de manusear os alimentos. Também é importante manter as unhas bem cortadas e limpas.

 

Acessórios

Enquanto se mexe com os alimentos, não se deve utilizar brincos, pulseiras, anéis ou relógios, pois são fontes de contaminação.

Voltar