Logística e gestão hospitalar: para que serve? - RV ÍMOLA

Blog

Logística e gestão hospitalar: para que serve?

RV Ímola 19/02/2019
220 Comentários

Logística e gestão hospitalar traz benefícios financeiros e de qualidade.

O cuidado com produtos e materiais da área de saúde é algo que deve ser visto como prioridade. Há instituições que terceirizam a logística e gestão hospitalar, enquanto outras mantêm a sua equipe interna tomando conta desses processos. Acontece que, no segundo caso, podem ocorrer problemas como falta de acompanhamento e suporte. A frequência desses erros gera prejuízos na qualidade e no financeiro da instituição.

Precisamos pensar no porquê de a logística e gestão hospitalar se fazer, cada vez mais, necessária para as empresas. Essa questão deve levá-lo a refletir qual a importância desse processo e como ele pode responder positivamente nos seus resultados. Por este motivo, mostramos alguns pontos abaixo:

A logística e gestão hospitalar trazem mais segurança para o paciente

Como citamos no início da matéria, o cuidado com os produtos utilizados em hospitais deve ser uma grande prioridade para os gestores. A integridade comprometida desses itens pode lesar o paciente de diversas maneiras.

Por exemplo, o manuseio de medicamentos fora da data de validade ou que não tenham sido refrigerados corretamente. Além de não curar a dor daquele momento, ainda pode promover infecções maiores e, em casos mais graves, elevar o risco de morte.

É preciso ter um controle e atenção quanto ao transporte de medicamentos e insumos, assim como a sua armazenagem.

Estocagem controlada

A estocagem controlada de produtos faz parte dos dois modelos da logística de medicamentos, que merecem atenção de hospitais e farmácias. É preciso pensar nas demandas de forma sazonal. Atentar-se para estoque em períodos especiais como carnaval, réveillon, meses de alta estação, etc. É exatamente quando há um fluxo maior de pacientes e, consequentemente, uma necessidade de um estoque diferenciado.

Tanto a sobra quanto a falta de medicamentos e insumos são prejudiciais para o financeiro da instituição. Os sistemas de distribuição de medicamentos precisam ser muito bem pensados, de forma que haja sempre um controle do estoque sem extravios.

Processo de compra planejado

Cabe à gestão de suprimentos e logística hospitalar ter um acompanhamento do que comprar, quando comprar e quanto comprar. Isso pode ser feito através de softwares próprios, que emitem relatórios completos e sempre atualizados.

Reforçamos, mais uma vez, a importância de você ter uma empresa que cuide de todo esse processo. Ter um operador terceirizado responsável pela sua logística integrada é mais uma garantia de gerenciamento feito dentro do padrão que toda instituição de sucesso precisa.

A RV Ímola é uma empresa de logística hospitalar, focada em levar práticas inteligentes e avançadas para todos os seus parceiros. Atendemos empresas de pequeno e grande porte, dentro e fora da capital São Paulo.

Entre em contato e conheça mais dos nossos valores e oportunidades para realizar a logística hospitalar da sua empresa.

Para saber mais da nossa empresa e as novidades do setor, acompanhe nossa página no LinkedIn e as notícias aqui no site, através do nosso blog.

Voltar