Logística hospitalar de controle de estoque: entenda - RV ÍMOLA

Blog

Logística hospitalar de controle de estoque: entenda

RV Ímola 01/01/2019
207 Comentários

Logística hospitalar de controle de estoque é importante para a administração de insumos.

Afinal, toda empresa precisa pensar na administração do seu estoque. E a logística hospitalar de controle estoque mostra como manter a organização de insumos e medicamentos de forma que não haja escassez e nem extravio.

Saber otimizar os processos é importante e discutiremos um pouco mais sobre algumas boas práticas que você pode adotar na logística hospitalar de controle estoque. Veja abaixo:

Faça inventários periódicos

Qual a periodicidade com que seus inventários são refeitos? Realizar contagens em curtos períodos ajuda bastante a logística de medicamentos. Elas diminuem drasticamente as inconsistências, evitando que se acumulem ou sejam percebidas após longos períodos. Além de ser vantajoso para os sistemas de distribuição de medicamentos, ainda contribui para o balanço financeiro.

Analise o consumo de cada item

O processo de compra de medicamentos e insumos é pensado a partir do histórico de consumo. Contudo, é necessário analisar bem o consumo de cada item, a fim de identificar possíveis mudanças.

Um bom exemplo são as doenças sazonais. As mudanças climáticas sempre aumentam o consumo de alguns medicamentos e insumos, diminuindo também a procura por outros. É preciso analisar criteriosamente essa questão.

Medicamentos armazenados criteriosamente

A armazenagem e logística de medicamentos e insumos precisa acontecer de forma muito criteriosa. É preciso pensar que a má estocagem compromete completamente a usabilidade desses produtos. Por exemplo: medicamentos termolábeis precisam de refrigeramento controlado. Esse deve acontecer em ambientes de 2 até 8ºC. A mesma regra deve ser aplicada no transporte de medicamentos controlados. Essas regras são previstas pela Anvisa e devem ser seguidas com atenção.

Entregas controladas e programadas

Se não há um controle das entregas de medicamentos e insumos, a empresa pode provocar pedidos superiores às suas necessidades. Como resultado, há um extravio com maior frequência.

É preciso pensar em uma consultoria em logística eficiente, de forma que os pedidos ocorram na medida correta e suas entregas aconteçam no tempo programado. Entregas que acontecem antes do período podem ser tão prejudiciais quanto aquelas que ocorrem em atraso.

Tenha um software para gestão de medicamentos e insumos

Não dá mais para realizar o controle apenas com papéis. Além de acumular muitos documentos, dificultando as consultas de pedidos, há o risco grande de extravio e perda de informações.

É preciso ter um software de gestão com gerenciamento de risco.

Com sistemas informatizados é possível controlar o consumo de cada medicamento e insumo, sua data de validade, planejar futuras compras, perdas e extravios e muito mais. Além disso, os softwares ainda facilitarão a geração e o gerenciamento de relatórios.

A RV Ímola é uma empresa de logística hospitalar que trabalha com logística hospitalar e transporte de medicamentos refrigerados completamente dentro das regras da Anvisa.

Convidamos você para conhecer mais dos nossos serviços de armazenagem, logística e transporte.

Clique aqui e curta nossa página no Facebook.

Para mais notícias, clique aqui.

Voltar