Logística hospitalar quebra diversas barreiras no setor da saúde.

Pensar na melhoria de processo é fundamental para o sucesso de qualquer instituição. Por isso, a logística hospitalar tem sido um dos fatores que mais contribui positivamente para o crescimento do setor nos últimos anos. E não é apenas trazendo mais tecnologia, mas a forma como se dá a automação da gestão de produtos que, provavelmente, fez com que o time de logística de medicamentos se destacasse.

logistica-hospitalar-gestao-eficienteVocê sabia, que de acordo com o site Saúde Business, a logística hospitalar pode representar até 50% de todo o custo de atendimento em saúde? Por isso, é que a ineficiência desse processo pode impactar significativamente toda a operação de clínicas e hospitais mundo afora. Em contrapartida, um processo logístico bem organizado pode trazer melhorias bastante relevantes para a gestão hospitalar e, consequentemente, para o atendimento aos pacientes.

Dentre os benefícios de ter uma logística hospitalar bem estruturada, o que mais impacta na gestão é a redução de custos com aquisições e armazenamento. Então, nesse artigo, dou algumas dicas voltadas à logística hospitalar e como elas podem transformar sua gestão em um processo bem mais ágil e eficiente:

  • Mapeie os processos

Entender todos os processos da logística hospitalar é um passo fundamental para melhorar as atividades inerentes a cada uma das etapas e, assim, atingir um nível de eficiência maior. Então, comece mapeando todos os processos e construindo os fluxos de sua atual prática.

  • Prepare o seu centro de distribuição

gestão logística do estoque de medicamentos e insumos hospitalares é um dos grandes desafios das empresas do setor, pois são materiais altamente perecíveis e que exigem o manuseio correto para que permaneçam aproveitáveis por mais tempo. Ambientes climatizados, com espaços adequados para o armazenamento dos medicamentos e insumos são a base para que seu centro de distribuição seja um fator facilitador para a logística hospitalar.

  • Mantenha um relacionamento com os fornecedores

Uma vez que permite o desenvolvimento de iniciativas em conjunto para tratar os gargalos da cadeia produtiva. A integração do sistema de gestão hospitalar com o sistema de estoque e vendas do fornecedor agiliza o processo de pedidos e garante abastecimento constante sem que um funcionário necessariamente tenha que se lembrar de fazer o pedido.

  • Implemente sistemas de gestão de estoque

As tecnologias adequadas para a logística hospitalar também devem ser uma preocupação para aumentar a eficiência da gestão hospitalar como um todo. Ao implementar, o fluxo de informações entre setores agiliza e a quantidade de trabalho administrativo realizado pela equipe de saúde diminui.

  • Confie na sua gestão

Uma gestão logística hospitalar eficiente também considera a rastreabilidade dos medicamentos e insumos como uma das premissas para atingir a excelência na cadeia produtiva. Usando o código de barras dos materiais, é possível controlar todas as movimentações, desde a saída do fornecedor até a administração nos leitos.

  • Acompanhe indicadores de desempenho

Comece estabelecendo metas de redução de custos com desperdícios no processo logístico, metas de eficiência para o controle de medicamentos e insumos, metas de qualidade no atendimento aos pedidos realizados ao estoque e assim por diante. Envolva o time definindo metas de performance, como qualidade no atendimento, agilidade na separação e destinação dos insumos e manutenção do estoque, entre outras. Monitore constantemente como essas metas vêm sendo atingidas e descubra novas formas de otimizar a logística hospitalar por meio da análise desses indicadores.

  • Regulamente os processos

A Anvisa é o órgão que fiscaliza todo o setor farmacêutico e hospitalar. Falhas geram prejuízos financeiros e institucionais para a empresa. A logística farmacêutica traz a regulamentação desse processo, de forma que todas as regras da Anvisa sejam cumpridas sem erros.

Contar com o apoio de empresas de armazenagem e logística hospitalar tem sido fundamental para garantia de uma boa gestão. Se a sua empresa ainda não possui um parceiro de confiança para cuidar do transporte de medicamentos e toda a logística de farmácia da unidade hospitalar, conheça a RV Ímola! E não se esqueça: alegria sempre!

por Roberto Vilela

Para saber mais, entre em contato conosco.

Para mais notícias, acompanhe as publicações do nosso blog!